ABERASTURY. (1981) ADOLESCÊNCIA NORMAL
- UM ENFOQUE PSICANALÍTICO. ARTMED. PORTO ALEGRE.
Lutos
que precisam ser elaborados pelos adolescentes:
- O luto do corpo infantil;
- O luto pelo papel da identidade
infantil;
- O luto pelos pais da infância;
- O luto pela bissexualidade infantil.
De acordo com Aberastury, estes lutos são perdas substanciais de personalidade e, algumas vezes, transitórias e fugazes, podem adquirir as características do luto patológico. Pois é o desequilíbrio causado pelos lutos mencionados que provocam a sua evolução e a formação de sua identidade. (...) Para os adultos, é difícil aceitar as flutuações de humor do adolescente sem se comover, já que isso o faz reviver as ansiedades básicas que tinham sido controladas até certo ponto. (...) Mas é através do processo de elaboração desses lutos que o adolescente recorre normalmente a manejos psicopáticos de atuação, que identificam a sua conduta. (...) É importante notar que o que “diferencia o adolescente normal do psicopata é que este persiste com intensidade no uso deste modo de comportamento.” Página 10.
“Estas
mudanças, nas quais se perde a sua identidade de criança, implicam a busca de
uma nova identidade, que vai se construindo num plano consciente e inconsciente.
O adolescente não quer ser como determinados adultos, mas em troca, escolhe
outros como ideais; vai se modificando lentamente e nenhuma precipitação
interna ou externa favorece este trabalho. (...) “o luto pelo corpo é dupla:
surgem características sexuais secundárias”, que são o aparecimento da
menstruação nas meninas e o sêmen nos meninos, isso lhes impõem a determinação
da sexualidade e o papel que lhes impõem a busca por um parceiro e a
procriação. Página 14.
“Ocorre
que também os pais vivem os lutos pelos filhos, precisam fazer o luto pelo
corpo do filho pequeno, pela identidade de criança e pela sua relação de
dependência infantil. Agora são julgados por seus filhos e, a rebeldia e o
enfrentamento são mais dolorosos se o adulto não tem conscientes os seus
problemas frente ao adolescente.” Página 15.
“O
desprezo que o adolescente mostra frente ao adulto, é, em parte, uma defesa
para aludir a depressão que lhe impõe o desprendimento de suas partes infantis,
mas é também um juízo de valor que deve ser respeitado.” (...) “entretanto, esta
dor é pouco percebida pelos pais, que costumam fechar-se numa atitude de
ressentimento e reforço da autoridade, atitude que tona ainda mais difícil este
processo.”. página 16.
“O
sofrimento, a contradição, a confusão, os transtornos são deste modo inevitáveis;
podem ser transitórios, podem ser elaboráveis, mas devemos perguntar-nos se
grande parte da sua dor não poderia ser suavizada mudando estruturas familiares
e sociais.” Página 17.
Nesse
embate com os pais, o adolescente pode “sofrer crises de susceptibilidade e de ciúmes,
exige e precisa vigilância e dependência, mas sem transição surge nele uma
rejeição ao contato com os pais e a necessidade de independência e de fugir
deles”.(...) “A qualidade do processo de amadurecimento e crescimento dos
primeiros anos, a estabilidade nos afetos, a soma de gratificações e
frustrações e adaptação às exigências ambientais vão marcar a intensidade e a
gravidade destes conflitos”. Página 18.
Outro
exemplo de “incompreensão: ao adolescente se exige que defina a sua vocação e,
ao mesmo tempo, lhe reprimem as primeiras tentativas desta vocação.” Página 20.
Por
isso surge a exigência do direito de liberdade. De acordo como Aberastury, são
três as exigências básicas de liberdade que apresenta o adolescente de ambos os
sexos a seus pais:
- A liberdade nas saídas e
horários;
- A liberdade de defender uma
ideologia;
- A liberdade de viver um amor e um
trabalho;
“A
toda a adolescência tem, além da característica individual, as características
do meio cultural, social e histórico desde o qual se manifesta, e o mundo em
que vivemos nos exige mais do que nunca a busca do exercício da liberdade sem
recorrer à violência para restringi-la. “ página 23.
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CALLIGARIS, Contardo. A Adolescência. São Paulo: Publifolha, 2000.
Cap. 1 – ELEMENTOS DE
DEFINIÇÃO
A ADOLESCÊNCIA COMO MORATÓRIA (aqui entendida como
retardar; prazo de espera do adolescente
para entrar na fase adulta)
A ADOLESCÊNCIA COMO REAÇÃO E REBELDIA
A ADOLESCÊNCIA IDEALIZADA
DURAÇÃO DA ADOLESCÊNCIA
Cap. 2 – “O QUE ELES
ESPERAM DE MIM?”
INSEGURANÇA
O adolescente perde (ou, para crescer, renuncia) a segurança do amor
que era garantido à criança, sem ganhar em troca outra forma de reconhecimento
que lhe pareceria, nessa altura, devido.
Ao contrário, a maturação, que, para ele, é evidente, invasiva e
destrutiva do que fazia sua graça de criança, é recusada, suspensa, negada.
Talvez haja maturação, lhe dizem, mas ainda não é maturidade. Por conseqüência,
ele não é mais nada, nem criança amada, nem adulto reconhecido. (p.24)
Entre criança que se foi e o adulto que ainda não chega, o espelho do
adolescente é freqüentemente vazio. Podemos entender então como essa época da
vida possa ser campeã em fragilidade de auto-estima, depressão e tentativas de
suicídio.
Parado na frente do espelho, caçando as espinhas, medindo as novas
formas de seu corpo, desejando e ojerizando seus novos pêlos ou seios, o
adolescente vive a falta do olhar apaixonado que ele mereceria quando criança e
a falta de palavras que o admitam como par na sociedade dos adultos. A
insegurança se torna assim o traço próprio da adolescência. (p.25)
INTERPRETAR OS ADULTOS
Uma (?) interrogação do adolescente: qual seria o requisito para conquistar uma nova dose de amor dos
adultos que ele estima ter perdido junto com a infância. Qual seria o gesto
necessário para redirecionar o olhar adulto, que parece ter-se desviado. Qual
atributo que garantiria, enfim, que ele fosse reconhecido entre ‘os grandes’.
Será que os próprios adultos sabem? Aparentemente não: a adolescência
assume assim a tarefa de interpretar o desejo inconsciente (ou simplesmente
escondido, esquecido) dos adultos. (p.26)
Em geral, o adolescente é ótimo intérprete do desejo dos adultos. Mas o
próprio sucesso de suas interpretações produz fatalmente o desencontro entre
adultos e adolescentes. Pois se estabelece um fantástico qüiproquó: o
adolescente acaba eventualmente atuando, realizando um ideal que é mesmo algum
desejo reprimido do adulto. Mas acontece que esse desejo não era reprimido pelo
adulto por acaso. Se reprimiu, foi porque queria esquecê-lo. Por conseqüência,
o adulto só pode negar a paternidade desse desejo e se aproveitar da situação
para reprimi-lo ainda mais no adolescente. (p.27).
Não é difícil, portanto, ao adolescente interpretar o conformismo ou
mesmo o ‘legalismo’ dos adultos como sintomas de um desejo que sonha mesmo com
transgressões e infrações e que (supõe o adolescente) preferiria portanto um
filho malandro a um ‘mauricinho babaca’.
O adolescente é levado inevitavelmente a descobrir a nostalgia adulta de transgressão, ou melhor, de
resistência às exigências antilibertárias do mundo. Ele ouve, atrás dos pedidos
dos adultos, um ‘Faça o que eu desejo e não o que eu peço’. (p.28)
O adulto de hoje (...) transmite a seu rebento a ambição de não
repetir a vida e o status dos adultos que o engendraram. Ou seja, de
desrespeitar suas origens, de não se conformar, de se destacar. (...) Apesar disso, tudo, os adultos devem também
transmitir ao adolescente as regras da conformidade social, necessária para que
ele não seja simplesmente inadaptado. Ora,essa transmissão inevitável de
princípios morais e valores prezados pelo consenso social aparece ao
adolescente como prova de covardia, do oportunismo e do fracasso dos adultos.
Se eles prezam a exceção, porque se dobram a rogar a conformidade? A autoridade
do adulto é assim minada, pois todos os valores positivos parecem emanar da
resignação ao fracasso, de um desejo frustrado de rebeldia ou de unicidade.
Assim, quanto
mais o adulto tenta se constituir como autoridade moral, tanto mais se
qualifica como hipócrita, porque a cultura ( e ele junto com ela) promove como
ideal aquele que faz exceção à norma. (p.29)
Por fim, o adolescente é levado a concluir que o adulto quer dele revolta. E a
repressão só confirma nele essa crença, apenas acrescentando a constatação de
que o adulto repressor é hipócrita. (p.30).
Cap. 3 – “COMO CONSEGUIR QUE ME RECONHEÇAM E ADMITAM COMO ADULTO?”

Os adolescentes são facilmente considerados uma ameaça à ordem
estabelecida e à paz familiar.
Os adultos receiam as irrupções transgressivas que os adolescentes
podem escolher como maneiras de se afirmar. Mas, sobretudo, os adultos sabem confusamente que o que há
de mais transgressor nos adolescentes é a realização de um desejo dos adultos,
que estes pretendiam reprimir e esquecer. Se a adolescência é uma
patologia, ela é então uma patologia dos desejos de rebeldia reprimidos pelos
adultos. (p.34)
(...) a adolescência não é só o conjunto das vidas dos adolescentes. É também
uma imagem ou uma série de imagens que muito pesa sobre a vida dos adolescentes. Eles transgridem
para ser reconhecidos, e os adultos, para reconhecê-los, constroem visões da
adolescência. Elas podem estar entre o sonho (afinal, o adolescente é a atuação
de desejo dos adultos), o pesadelo (são desejos que estariam melhor esquecidos)
e o espantalho (são desejos que talvez voltem para se vingar de quem os
reprimiu).
Destaca cinco chaves de acesso à
adolescência:
1ª) O ADOLESCENTE GREGÁRIO
O adolescente transforma assim sua faixa etária num grupo social, ou
então num conglomerado de grupos sociais dos quais os adultos são excluídos e
em que os adolescentes podem mutuamente se reconhecer como pares.
Contrariamente às crianças, os adolescentes em geral considerarão que
sua verdadeira comunidade não é a família. Isso não é propriamente um efeito da
freqüente desagregação dos núcleos familiares (esvaziamento das casas onde
todos trabalham, ou separação dos pais). É o inverso: a crise da família revela
de fato que os próprios adultos estão tomados por pruridos adolescentes, com
ânsia de rebeldias e liberdades (entre elas, a liberdade das responsabilidades
de uma família). Essas inquietações juvenis não os aproximam dos adolescentes,
os quais esperam deles algo que não encontram em seus coetâneos.(mesma
idade)
Nesse grupos, ele procura a ausência de moratória ou no mínimo, uma
integração mais rápida e critérios de admissão claros, explícitos e praticáveis
(à diferença do que acontece com a famosa ‘maturidade’ exigida pelos adultos). (p.36)
Os jovens gregários transgridem por se bastarem, ou seja, por se
reconhecerem entre os pares, dispensando os adultos. (p.38)
2ª) O ADOLESCENTE DELINQÜENTE
(...) o adolescente tem dois caminhos possíveis e compatíveis para obter
algum reconhecimento: fazer grupo e fazer estardalhaço, ou ‘besteiras’. Melhor
ainda: fazer grupo e com o grupo fazer besteiras. Enfim, se associar para
transgredir.
A transgressão tenta encenar o que os adolescentes acreditam ser um
desejo recalcado adultos. Há o projeto de entregar como presente para os
adultos um comportamento, um gesto, do qual eles teriam sido frustrados e,
assim, de merecer uma medalha. (...) O
erro dos adolescentes (erro em relação a sua própria estratégia) é pensar que
para os adultos possa ser agradável encontrar uma encenação de seu próprio
recalque. (p.41)
Eles imaginam que, como delinqüentes, serão amados por serem portadores
de sonhos recalcados.
Tolerar não é uma opção, visto que o jovem atua justamente para
levantar a repressão. A tolerância só o forçará a atuar com mais violência.
Os adolescentes, então, transgridem e os adultos reprimem. Por um lado, se os adultos reprimem
preventivamente, impondo regras ao comportamento adolescente, eles afirmam a
não-maturidade dos adolescentes. Em resposta, os adolescentes serão levados a
procurar maneiras violentas de impor seu reconhecimento. Por outro lado, a repressão punitiva só manifesta ao adolescente
que seu gesto não foi entendido como deveria, ou seja, como um pacote de
presente cheio de ideais e desejos reprimidos dos adultos. O que também levará
o adolescente a aumentar a dose de rebeldia. (p.43)
Na relação com os adultos (não só sua família), o adolescente, não
conseguindo produzir respeito, prefere e consegue produzir medo. O medo é o
equivalente físico, real, do que o respeito seria simbolicamente.
A prostituição adolescente com clientes adultos é um bom exemplo de uma
maneira de forçar o reconhecimento, quase irônica: ‘Se este corpo não é
desejável, por que pagam para tê-lo por um momento?’ (p.44)
3ª) O ADOLESCENTE TOXICÔMANO
Os adolescentes de hoje são os descendentes de uma geração que
explicitamente ligou o uso das drogas a todos os sonhos de liberação e
revolução (pessoal, sexual, social etc.) que ele agitou e subseqüentemente
abandonou e recalcou. (p.45)
O que os adultos receiam, na visão do adolescente drogado, da maconha à
heroína e ao crack? Fora os riscos para a saúde e o perigo de encarar
conseqüências penais, há uma espécie de temor de que, no baseado ou na pedra, o
adolescente encontre um objeto que satisfaça seu desejo, mate sua procura,
acabe com a insatisfação. O medo, em suma, de que com a droga o adolescente, de
repente, seja feliz. (p.46) (pensar
a noção de desejo)
Ora - na fantasia dos adultos e
talvez de fato -, a droga seria o objeto que promete e entrega uma satisfação acabada, mesmo que
apenas momentânea. (...) Por isso a
toxicomania talvez seja a transgressão mais preocupante, porque parece minar um
pressuposto fundamental do pacto social vigente: a permanência da insatisfação.
(p.47)
Não podemos renunciar à
insatisfação que nos faz correr e que vitaliza o mundo. Nenhum objeto pode nos
satisfazer, pois o que queremos não são coisas e posses, mas atrás delas –
reconhecimento ou status. E nada pode extinguir nossa sede desses dois.
A droga é um objeto mortal. Não
só porque pode matar o usuário, mas porque – tão grave quanto isso – pode matar
seu desejo. (p.48)
Reabilitação
A reabilitação, trazer alguém de volta da delinqüência, da droga ou da
prostituição, é o contrário da infantilização: ela implica o reconhecimento de
que quem se perdeu esteve em perigo de verdade.
É isso que almejam todas as condutas extremas da adolescência
transgressora: convencer o outro de que a vida do adolescente não é nenhum
limbo preparatório, ela está acontecendo de verdade, como a vida adulta. (p.49)
4ª) O ADOLESCENTE QUE SE ENFEIA
Pode ser que o ato de se enfeiar corresponda a uma recusa da
sexualidade e, sobretudo, da desejabilidade como valor social.
Pode ser também que o adolescente se enfeie para se proteger de um olhar que poderia não achá-lo
desejável. (...) a feiúra é também
uma espécie de exibicionismo escancarado, a proposta de um erotismo fora de
norma, a promessa de uma armadilha sexual que não se preocupa em passar pelos
ícones socialmente aceitos da desejabilidade.
O ‘piercing’ umbilical das
garotas é exemplarmente tudo isso ao mesmo tempo. É uma lembrança do nenê
de umbigo apenas cicatrizado. É uma curiosa distração lúdica no caminho do
órgão genital, ou uma alusão a uma fechadura de castidade. É, sobretudo, uma
maneira de chamar o olhar para o encontro permanente, não tão longe da vagina,
de uma abertura do corpo com algo metálico e duro. (p.50)
Dos Garotos: (...) os centímetros de cueca expostos acima do cós baixado. Eles são uma
recusa da sexualidade pela infantilização (a cueca à vista evoca uma história
de cocô-xixi e de fraldas), uma maneira preventiva de se ridicularizar logo nos
arredores dos órgão genitais, mas também a promessa de um permanente interesse
com o que está nas cuecas ( a cueca fica, por assim dizer, sempre em riste).
No conjunto, as transgressões estéticas que parecem assinalar e
prometer transgressões sexuais ou morais são esforços para encontrar algum
conforto no olhar indignado ou assustado dos adultos. (...) Na verdade, a grande maioria dos
adolescentes de cabelos ultraloiros, brincos, tatuagens e cara feia, caso se
encontrassem a si mesmos numa rua escura, trocariam de calçada preocupados ou
correriam para casa assustadíssimos. (p.51)
5ª) O ADOLESCENTE BARULHENTO
Em todas as suas tentativas de desafiar e provocar, o adolescente
encontra uma dificuldade: por mais que invente maneiras de se enfeiar, de se
distanciar do cânone estético e comportamental dos adultos, a cada vez,
rapidamente, a cultura parece encontrar jeitos de idealizar essas maneiras, de
transformá-las em comportamentos aceitos, até desejáveis e invejáveis. Ou seja,
o adolescente descobre que sua rebeldia não pára de alimentar os ideais sociais
dos adultos. (p.53)
MATERIAL INDICADO DAS AULAS DE PSICANÁLISE DO PROFESSOR DR. GERSON HEIDRICH
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