Por que a matemática é vista como mostro para a maioria dos alunos na
escola?
Algumas crianças e adolescentes se sentem incapazes e incompetentes quando estão diante de um problema de matemática. Por isso é importante que ocorra uma mudança na didática escolar e familiar desses sujeitos.
A matemática está presente em todos os momentos da nossa vida, do momento que acordamos a hora de dormir. Ao estabelecer esta premissa, é possível para o psicopedagogo, professor e pais, auxiliar as crianças e adolescentes no processo do pensamento lógico matemático, utilizando-se das práticas e vivências do próprio aluno. Isso fará com que ele passe de mero observador da realidade à articulador do seu próprio conhecimento. Este conceito vai ao encontro das palavras de Piaget:
“A verdadeira causa dos fracassos da educação formal decorre do fato de principiar pela linguagem (...) ao invés de iniciar pela ação real e material...”.
Jean Piaget – Para onde vai a educação – Livraria. José. Olympio –
UNESCO.
Atualmente as crianças estão cercadas de informações, na escola, em casa, na TV e na internet, elas precisam saber o porquê das coisas antes de reproduzi-las.
“A educação deve começar pelos sentidos, pelas experiências sensoriais (...) O conhecimento se dá pela experiência, ampliação prática, observação e ação”.
Didática Magma (1621-1657) – Iohannis Amos Comenius (1592-1670)
Piaget pesquisou o desenvolvimento e a
construção do pensamento lógico matemático e quais as etapas que a criança
percorre antes de a plenitude do pensamento adulto.
A etapa da inteligência pré-operacional corresponde ao estágio pré-escolar, abrangendo a criança de 2 até
6 anos de idade. Nesse período a criança desenvolve o intelecto simbólico, o
pensar é egocêntrico, ou seja, voltado para si mesmo. Guiado pela intuição, o
pensamento está preso a percepção, pois existe a incapacidade de distinguir uma
situação particular da outra, sem considerar o processo de transformação
envolvido.
Para elucidar melhor esta etapa assista ao vídeo a seguir:
O pensamento operatório concreto
pressupõe que a criança de 7 a 11 anos está preparada para compreender as
abstrações, tais como os números e o processo de interação social. Neste
momento a infância elabora uma lógica interior concreta e tem o dom de resolver
questões consistentes. As crianças podem, então, entender os conceitos de
tempo, espaço, velocidade, disciplina, entre outros, sendo capazes de, nesta
etapa, abstrair informações proporcionadas pela esfera do real. Há uma
transcendência do egocentrismo e uma maior cooperação com o outro.
Fonte:
Jean
Piaget – Para onde vai a educação – Livraria. José. Olympio – UNESCO.
Didática
Magma (1621-1657) – Iohannis Amos Comenius (1592-1670)
Luiza Faraco Ramos – Apostila do curso de Psicopedagogia:
Pensamento lógico. Faculdade UNISA. 2012
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