terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Quem criou o Papai Noel?


Quem criou o Papai Noel?

Foto: Getty Images


Segundo uma matéria exibida pelo Terra, em 24 de dezembro de 2012, o Papai-Noel, árvore, ceia e presentes são vistos por toda parte na época do Natal. “E de vez em quando ouvimos falar de um tal de Cristo”. Aliás, pergunte a uma criança de três ou quatro anos, quem é o Papai Noel e depois pergunte quem é Jesus Cristo. Provavelmente, essa criança saberá quem é o velhinho de barba branca.

“Mas qual é a origem de todos esses símbolos? Segundo Pedro Paulo Funari, professor de história e arqueologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a origem da comemoração e seus símbolos são muito mais pagãos que cristãos”.

Papai-Noel

"Funari afirma que o homem chamado Nicolau que viveu na Antiguidade e que virou santo não tem nada a ver com o Papai-Noel, apesar de muitas versões dizerem isso. A figura tem origem em tradições germânicas e nórdicas. O protestantismo, que buscava um simbolismo diferente da comemoração católica - que enfatizava a figura do presépio - utilizou o personagem".

"Já a imagem que conhecemos do Papai-Noel tem uma origem muito mais comercial. A figura de um velhinho com roupa vermelha e branca foi criada e difundida pela publicidade da Coca-Cola no século XIX. "A gente pode dizer que o Papai-Noel como a figura que a gente conhece é uma invenção da Coca-Cola e dos meios de comunicação de massa", diz o pesquisador. O papel da mídia, afirma Funari, foi difundir essa imagem. O cinema e outros meios trouxeram a imagem criada pelos publicitários ao Brasil".

"Se você for olhar os jornais brasileiros do início do século XX, no período do Natal, você encontrará referências ao presépio(...) não se fala em Papai-Noel", diz o pesquisador, que lembra que nos dias atuais o presépio praticamente sumiu dos meios de comunicação.

Leia a entrevista completa: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber o que você achou desse post. Deixe seu comentário aqui que eu vou tentar responder na medida do possível!