quarta-feira, 29 de julho de 2015

Você conhece a "Síndrome de Hulk"?


A Uol Saúde, lançou nesta terça feira uma matéria a respeito do TEI - transtorno Explosivo Intermitente, também conhecido como "Síndrome de Hulk". Você já conhecia? Não? Então confira a matéria.
O chamado Transtorno Explosivo Intermitente (TEI) é classificado como um transtorno de impulso, pois, normalmente, o paciente tem dificuldade para controlar sua agressividade, que costuma ser desproporcional à situação que a desencadeou.


Porém, nem todo mundo que tem acesso de fúria tem o TEI. "Essas explosões devem acontecer de duas a três vezes por semana em um período de três meses ou o paciente precisa ter tido três grandes explosões em um período de um ano para caracterizar esse transtorno. É preciso ser recorrente e não uma situação banal de estresse", afirma a coordenadora do grupo de TEI do Ambulatório dos Transtornos do Impulso, do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, Liliana Seger.
Diferença entre transtornos
O paciente com TEI nunca consegue premeditar o ataque, diferente das pessoas com outros transtornos psiquiátricos como bipolaridade e conduta antissocial. "Quando via, já tinha feito, já estava histérica, gritando ou atacando alguém. Só conseguia parar para pensar depois no que tinha acontecido. Essa questão do descontrole era uma característica muito forte em mim", relembra L.

Depois de uma explosão de raiva intensa, a sensação mais comum que acomete esses pacientes é o sentimento de culpa, arrependimento e vergonha. "Depois que acontecia, ficava mal, deprimida e chorava muito porque, no fundo, sabia que tinha algo errado", reconhece a designer de interiores.

Segundo a psicóloga Vânia Calazans, pesquisas científicas apontam que as principais causas deste transtorno é a disfunção na produção da serotonina e a hereditariedade. "A criança aprende por modelação, portanto, quando ela vê o pai ou a mãe com um comportamento agressivo, isso desencadeia uma ansiedade maior e ela passa a desenvolver esse mesmo tipo de comportamento, já que ela cresceu nesse ambiente", explica.

L. reconhece que sua mãe tem as mesmas características que tinha antes de começar o tratamento. "Ela é muito estressada. Teve um episódio que ela jogou uma caneca de cerâmica na direção do meu pai. Até hoje tem a marca na parede de casa. Comentei sobre a possibilidade de tratamento, mas ela é de uma geração que tem um preconceito muito grande com relação à terapia", afirma.

"Essa dificuldade de gerenciar o sentimento da raiva causa muitos prejuízos na vida do paciente. Muitos só resolvem buscar tratamento depois de sofrer grandes perdas na vida profissional e amorosa. Em alguns casos, nem os familiares aguentam mais o comportamento", afirma Vânia.
SUS oferece tratamento gratuito

O tratamento para quem sofre de TEI requer uma combinação de psicoterapia com medicamentos para ansiedade e depressão. "A literatura especializada aponta que o tratamento psicoterápico traz os melhores resultados para o paciente, pois ele oferece ferramentas para que ele aprenda a gerenciar o sentimento de raiva e externalizar suas emoções", diz Vânia.
As pessoas que se identificam com os sintomas do transtorno podem buscar o grupo de TEI do Ambulatório dos Transtornos do Impulso do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo, que tem tratamento gratuito disponibilizado via SUS (Sistema Único de Saúde). Para participar do grupo, os pacientes precisam se inscrever e responder a um questionário online, além de passar por uma avaliação presencial e neuropsicológica, já que é preciso excluir a existência de outras doenças ou transtornos.
O tratamento é composto por 15 sessões de terapia cognitivo comportamental em grupo. "Lá, eles aprendem a lidar com a raiva de uma forma diferente e também é disponibilizada a medicação de forma gratuita. Às vezes, os pacientes mantêm a medicação mesmo após o fim do programa, pois o transtorno é como uma doença qualquer, tem que controlar sempre", explica a coordenadora Liliana Seger.
Leia mais: UOL SAÚDE
Se você gostou, curta e compartilhe! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber o que você achou desse post. Deixe seu comentário aqui que eu vou tentar responder na medida do possível!