terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Amar ou depender?

O livro "Amar ou depender?" escrito por Walter Risco (Terapeuta cognitivo e professor universitário) fala sobre o lado sombrio dos relacionamentos, quando o que deveria gerar alegria e prazer se transforma em uma fonte de sofrimento e dano a autoestima.

"Nem sempre é fácil reconhecer os limites entre o amor e a dependência afetiva. Assim como as substâncias químicas, existem relações amorosas que são tóxicas e viciam."

Seguindo a premissa “amar somente se justifica quando podemos fazê-lo de forma tranquila e com liberdade” Risco propõe uma verdadeira aula de autoestima e comprova que é possível desvencilhar-se das ataduras psicológicas, ser independente e ainda continuar amando.

Trechos selecionados do livro:

“O desejo move o mundo e a dependência afetiva o feia.” (...) “ A ideia não é reprimir o desejo natural que surge do amor, mas fortalecer a capacidade de se libertar quando é preciso”

Walter Risco (“Amar ou depender?”, L&PM, 2011. 32p).

“Tudo flui, tudo muda, tudo nasce e morre, nada permanece, tudo se dilui; O que tem principio tem fim, o que nasceu morre e o composto se decompõe; Tudo é transitório, insubstancial e, portanto, insatisfatório; Não há nada fixo em que se aferrar”

Buda.  

“Se vou perder os prazeres da vida, melhor aproveitá-los enquanto posso.”

Walter Risco (“Amar ou depender?”, L&PM, 2011. 45p).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber o que você achou desse post. Deixe seu comentário aqui que eu vou tentar responder na medida do possível!