terça-feira, 18 de junho de 2013

Homossexualismo


•CAUSAS A SEREM INVESTIGADAS:
•Genética;
•Biológica;
•Social;
•Histórico familiar;
•Psicológica;
•Escolha pessoal;
Lembrando: O homossexualismo existe em todos
os tempos da história humana.

•Genética
•Fatores hereditários podem contribuir, segundo os defensores da origem genética da homossexualidade. Eles usam como argumento os trabalhos que encontraram concentração mais alta de homossexuais em determinadas famílias e os que mostraram maior prevalência de homossexualidade em irmãos gêmeos univitelinos criados por famílias diferentes sem nenhum contato pessoal.
Porém: A propriedade mais importante do sistema nervoso central é sua plasticidade. De nossos pais herdamos o formato da rede de neurônios que trouxemos ao mundo. No decorrer da vida, entretanto, os sucessivos impactos do ambiente provocaram tamanha alteração plástica na arquitetura dessa rede primitiva que ela se tornou absolutamente irreconhecível e originalOu seja:
Cada indivíduo é um experimento único da natureza porque resulta da interação entre uma arquitetura de circuitos neuronais geneticamente herdada e a experiência de vida.

•Biológica
•O homossexualismo (assumido) representa 5% da população mundial.
•A discussão sobre a natureza da homossexualidade mobiliza a psicologia e outros campos da ciência. Seria ela determinada por fatores biológicos ou culturais?
Uma pesquisa divulgada na semana passada, feita pelo Stockolm Brain Institute, do Instituto Karolinska, na Suécia, foi recebida pelo meio científico como a prova mais consistente até hoje do peso do fator biológico na homossexualidade. A conclusão da pesquisa mostra que o cérebro de pessoas homossexuais se assemelha mais ao de indivíduos do sexo oposto do que ao de heterossexuais do mesmo sexo.


•Social

•A Homossexualidade vem sendo palco de discussão em diversos meios de comunicação.

•A Orientação homossexual refere-se a atração emocional, afetiva ou sexual por indivíduos do mesmo gênero. Por tanto, pode ser entendida como uma experiência profundamente individual do gênero de cada pessoa, que pode ou não corresponder ao sexo atribuído no nascimento, incluindo o senso pessoal do corpo (que pode envolver, por livre escolha, modificação da aparência, ou outra expressão de gênero, que inclui a vestimenta, modo de falar e maneirismos).


“A adolescência já é por si só uma fase de significativas mudanças corporais e comportamentais. A consciência cognitiva que uma pessoa tem de si mesma como homossexual ou bissexual geralmente ocorre no inicio da adolescência, com a instalação do desenvolvimento do pensamento abstrato formal e da capacidade de auto-refelxão.” (HART & RICHARDSON, 1983, p.101).

“No microssistema escolar representa para a criança e o adolescente uma oportunidade única de socialização. É na escola que além da aprendizagem formal e do desenvolvimento cognitivo, os jovens aprendem a conviver, cooperar, compartilhar competir e buscar seu espaço no contexto social mais amplo. O microssistema escolar é um espaço para o desenvolvimento intelectual, social, emocional e moral.” (KOLLER, LISBOA,. 2004, p.17 ).

Para Bronfenbrenner (1996, p.7), os eventos que contribuem para o desenvolvimento são mais imediatos e potentes, como as atividades que outras pessoas realizam com ela ou na sua presença.

A aprendizagem não ocorre apenas no cotidiano escolar, como a leitura e a escrita, mas no desenvolvimento biopsicosocial da criança e do adolescente, na sua interação e atitudes com os pares e o seu meio. (FRANGIE ISKANDAR, 2011, p. 14417 )

•Social e Familiar

•Inegavelmente, a família é o primeiro meio de socialização da criança, em que ela receberá a base inicial do que consiste a vida em sociedade, quer seja um grupo constituído segundo a estrutura nuclear moderna que a sociedade como um todo tem como modelo, ou organizada de acordo com outras possibilidades. Agentes, como escola, igreja e a comunidade em que ela está inserida também contribuirão para o processo socializador, trazendo elementos para a construção social do indivíduo. Berger e Luckmann, 1974; Gomes, 1994 in SZYMANSKI 2006)

•Familiar

Até meados do século XX não havia muitas dúvidas sobre a questão. O homossexualismo era catalogado pela Organização Mundial de Saúde como distúrbio mental e a culpa quase sempre recaía sobre a educação recebida dos pais.

•Freud considerava a homossexualidade uma forma  disfuncional no desenvolvimento do indivíduo, causado por um pai ausente ou por uma mãe superprotetora. Os estudos mais recentes indicam que, embora as experiências de vida possam concorrer para que alguém se torne homossexual, os fatores biológicos, decididamente, têm um papel nesse processo.

Psicológica

•A Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas relacionados com a Saúde (CID 10). No Brasil, em 1985, o Conselho Federal de Medicina reafirmou a decisão da American Psychological Association. Ou seja, o homossexualismo não pode ser considerado, cientificamente, nem psicologicamente um transtorno metal.

•Escolha

•Três orientações sexuais são facilmente reconhecidas: homossexual, atração erótica e/ou afetiva por indivíduos do mesmo sexo; heterossexual, atração por indivíduos do sexo oposto; ou bissexual, atração por membros de ambos os sexos. Pessoas com orientação homossexual também são chamadas de gays (tanto homem quanto mulher) ou lésbica (apenas mulheres).
•Orientação sexual é diferente de comportamento sexual, porque se refere a sentimentos e auto-identificação. Algumas pessoas, por medo ou repressão, não expressam a sua orientação sexual em seus comportamentos.
A orientação sexual não é limitada a um tipo particular de pessoa. Os gays e as lésbicas pertencem a todas as idades, classes sociais, culturas, raças, religiões e nacionalidades. Eles trabalham em todas as profissões e moram em todos os lugares do país. Somos milhares e estamos em todas as partes.

O QUE DETERMINA A ORIENTAÇÃO SEXUAL DE UMA PESSOA?


•Os cientistas ainda não têm resposta definitiva como uma orientação sexual em particular se desenvolve em qualquer indivíduo. Várias teorias têm sugerido diferentes fontes para a orientação sexual, inclusive fatores hormonais, genéticos ou congênitos, além de experiências vivenciais durante a infância. No entanto, muitos cientistas compartilham a visão de que a orientação sexual seja moldada, na maioria das pessoas, nos primeiros anos de vida, através de complexas interações de fatores biológicos, psicológicos e sociais.

A ORIENTAÇÃO SEXUAL É UMA ESCOLHA ?

•Para a maioria das pessoas, a orientação sexual emerge no início da adolescência, antes mesmo de qualquer experiência sexual. Algumas pessoas relatam terem tentado, durante muitos anos, mudar a sua orientação sexual de homossexual para heterossexual, sem sucesso. Por estas razões, os psicólogos não consideram que, para a maioria das pessoas, a orientação sexual seja uma escolha consciente, que possa ser voluntariamente mudada. Por isso, não se deve falar em "opção ou escolha sexual" mas em "orientação sexual".

•FONTE

FILME INDICADO SOBRE o ASSUNTO: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber o que você achou desse post. Deixe seu comentário aqui que eu vou tentar responder na medida do possível!