Esse
assunto pressupõem dois possíveis pontos principais de análise: “apesar de
enfocar o aspecto de compra, que é p comportamento de consumo por excelência,
situa-se a léguas de distância da vertente explorada pela psicologia do
consumidor, voltada para o marketing e publicidade, preocupa-se, ao contrário,
com as consequências de extremo prejuízo para quem o apresenta; o segundo eixo
é a possibilidade de aproximação direta com a abordagem clínica, o que é raro dentro
da psicologia econômica.” (Mosca, 2008, p.259).
A compra compulsiva pode ser entendida como um
impulso da mente que leva o indivíduo a ter comportamentos, que na sua opinião
e, até mesmo na opinião de outras pessoas, são incomuns e incompreensíveis. (Mosca,
2008).
De
acordo com a psiquiatria, o comportamento compulsivo é aquele que revela
propensão ao vício; traço compulsivo; origem em motivação repetitiva;
irresistível e persistentemente avassaladora para comprar, o que pode trazer
prazer e alívio, embora, também dano a si mesmo ou a outros. (Friese, op.
cit.).
Nas
palavras de Mosca, (2008, p. 260) a Organização Mundial da Saúde define esse
tipo de comportamento com base em seis características, que expressariam a
dependência da pessoa em relação a fontes externas para:
1.
Compensar
uma falta interna;
2.
Ou
um Self vazio;
3.
Instala-se
dependência ao longo do tempo;
4. Nesse
contexto, significa que fontes alternativas de satisfação genuína não estão
presentes – o viciado sente um impulso irresistível de se envolver
repetidamente naquele comportamento;
5.
Não
sendo a necessidade verdadeira jamais satisfeita pelo comportamento de vicio, o
viciado sente a necessidade de aumentar a dose;
6.
Quando
impedido de fazê-lo, manifesta síndrome de abstinência.
Como
perceber que alguém está realmente apresentando um comportamento de compra
compulsiva? Friese descreveu da seguinte forma:
1.
A
pessoa precisa comprar para equilibrar seu estado de humor, como fonte de
alívio de estresse, entre outras emoções desagradáveis;
2.
A
experiência de comprar é o causador da compulsão e não o objeto em si,
adquirido. Seja com finalidade de consumo próprio ou presentar outra pessoa,
que por sua vez acarreta ganhos secundários.
3.
Necessidade
incontrolável crescente de comprar, sem nunca alcançar o alívio;
4.
O
ato nem sempre é impulsivo, pode ser planejado.
5.
O
local escolhido para comprar, normalmente costuma ser o mesmo. E se repetem com
mais frequência durante os períodos de depressão leve e moderada;
6. Tanto
a loja quanto o produto alvo estão associados à autoimagem idealizada pelo
compulsivo.
7. O
comportamento, na maioria dos casos, é reconhecida como prazerosa, podendo ser
equiparada à sensação causada por drogas ilícitas o popular “barato”.
Quanto ao perfil
das pessoas que apresentam o comportamento compulsivo:
· Não
há diferença entre as idades; estado civil; localização geográfica;
· O
consumo condiz com a baixa autoestima; níveis altos de depressão; traços
obsessivo-compulsivos e tendência a ansiedade, dependência química, transtornos
alimentares e de controle de impulsos;
· Costumam
ser indivíduo mais materialistas, porém não mais possessivos;
· Possui
a crença de que a aquisição de bens leva ao sucesso, felicidade e
autoafirmação;
· É
predominante em mulheres;
· A
frequência desses episódios ocorre entre 1 e 30 por mês, com duração de 1 a 7
horas em cada vez.
“Como indicações de tratamento do
transtorno, são indicados a psicanálise, terapia cognitivo comportamental,
psiquiátrico e/ou grupos de auto ajuda. (...) É imprescindível que o problema
possa ser reconhecido como uma doença, e não como motivo para zombaria ou
outras reações inadequadas e prejudiciai a seu portador.” (Mosca, 2008,
p.283).
Referência:
Mosca, A. (2008). Coleção expo money pro - finanças
comportamentais. Campus – Grupo Elsevier.
Leia mais: Na revista Veja
O Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP busca pessoas de 21 a 60 anos, que apresentam compulsão/descontrole por compras (oniomania), para participar de estudo. Para os selecionados, serão oferecidos tratamentos médico, medicamentoso e psicoterápico.
ResponderExcluirOniomania ou Compras Compulsivas é caracterizado por:
* Preocupação excessiva e perda de controle sobre o ato de comprar.
* Aumento progressivo do volume de compras.
* Tentativas frustradas de reduzir ou controlar as compras.
* Comprar para lidar com a angústia, ou outra emoção negativa.
* Mentiras para encobrir o descontrole com compras.
* Prejuízos nos âmbitos social, profissional e familiar.
* Problemas financeiros causados por compras.
Os interessados deverão entrar em contato pelo telefone do Pro-AMITI (11) 2661-7805 ou enviar um e-mail com telefone de contato para compradorescompulsivos.hc@gmail.com
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