
Kirchler
elaborou um conjunto de fatores, que podem nos auxiliar na análise das decisões
domésticas:
1.
Como
se dá o processo de interação entre os membros desse domicílio?
a. Por
meio do amor; Não visam obter vantagem sobre o outro, pensam no bem comum.
b.
Por
meio do crédito; Estão sempre a espera de retribuição.
c.
Por
meio da troca; As escolhas são tomadas com base na troca.
d.
Por
meio do egoísmo; Pensam apenas em si mesmos, exercem a manipulação para
conseguir o que querem.
2.
Quais
são os tipos de decisão?
a.
Tem
caráter único ou são frequentes?
b.
Quais
são os custos envolvidos? Altos ou baixos?
c.
Que
significado simbólico essa compra representa?
d.
Como
essa decisão afeta os membros do domicílio?
3.
Quem
designa o processo decisório?
a.
O
parceiro ativo pode informar sobre o desejo de adquirir algo ou informa apenas
quando já levantou todos os dados sobre o produto e já fez uma pré-seleção
entre as opções.
b.
O
parceiro ativo pode informar a intenção de compra após ter coletado todas as
informações sobre o produto, ou tomar a decisão de compra autonomamente, sem
discutir com o companheiro(a).
c.
A
tomada de decisão pode ser tomada por ambos os parceiros, depois de um ou ambos
terem reunido informações sobre o produto.
Além
dos parceiros que residem em um domicílio, as empregadas domésticas também influenciam
na decisão de compra. A esse respeito Kirchler elaborou algumas categorias que
ilustram bem esse quadro:
1. Persuasão
a.
Emoção
positiva; (Manipulação, humor)
b.
Emoção
negativa; (ameaça, cinismo)
c.
Desamparo;
(Doença, chora)
d.
Agressão;
(restrições, ferimentos)
e.
Recompensas;
(oferece serviços)
f.
Castigos;
(Retira recursos)
g.
Insistência;
(Discute até vencer o outro)
h.
Sair
de cena; (rende-se)
i.
Informação
aberta; (fala dos próprios interesses)
j.
Informação
distorcida; (mente)
k.
Coação
indireta; (lembra necessidades dos filhos)
l.
Coação
direta; (fala na frente de outras pessoas)
2.
Evitação
de conflito:
a.
Decide
de forma autônoma;
b.
Decide
de acordo com os papéis;
c.
Cede
de acordo com os papéis.
3.
Barganha:
a.
Troca
(de favores)
b.
Barganha
interativa (busca solução ótima para ambos)
4.
Argumentação
fundamental na razão:
a.
Predominância
da razão (discurso lógico)
“Com
relação ao poder dos parceiros sobre decisões econômica, sabe-se que seu papel
varia de acordo com os assuntos comtemplados pelas decisões, os estágios do
processo decisório e as características da relação, com as perguntas de
pesquisa tendo se centrado em torno de dois pontos: 1. Qual deles conduz o processo
e como essa influência varia conforme as categorias de produtos? 2. Quais são
os determinantes dessa influência?” (Mosca, 2008, p.254, 255).
Espero
que essas informações tenham sido uteis para identificar o que influencia o
comportamento de compra na dinâmica domiciliar.
Referência:
Mosca, A. (2008). Coleção expo money pro - finanças
comportamentais. Campus – Grupo Elsevier.
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